Materialidade e estrutura

A aferição dos temas materiais para a totalidade das atividades do Grupo Media Capital baseou-se num conjunto de análises levadas a cabo internamente em 2017, que avaliaram a importância segundo a perspetiva da sociedade e do negócio. Para a perspetiva interna foram consultados um conjunto de stakeholders com relevância para a gestão das questões de sustentabilidade.

ver mais


Na análise externa foram apurados os temas mais relevantes para os stakeholders da Media Capital e para o setor dos Media, com base num levantamento de referenciais internacionais de sustentabilidade relevantes (Dow Jones Sustainability Index (DJSI); Global Reporting Initiative (GRI); Sustainability Accounting Standards Board (SASB)). Foram também considerados os temas mais relevantes levantados por estudos setoriais, nacionais e internacionais, no setor Media (e.g.Responsible Media Forum: BAFTA albert Consortium; Entidade Reguladora da Comunicação Social), bem com os objetivos definidos pelas Nações Unidas no âmbito das suas iniciativas de desenvolvimento sustentável de carácter global - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS e Pacto Global das Nações Unidas (UNGC)).

Através do resultado das análises referidas, obteve-se a matriz de materialidade do Grupo Media Capital, onde são apresentados os temas mais relevantes para os stakeholders e para o negócio. O seu posicionamento ilustra a sua relevância para cada eixo. A dimensão de cada círculo representa a magnitude do impacto do tema no negócio. Os temas mais relevantes para a sustentabilidade do Grupo são aqueles que conjugam simultaneamente uma maior importância para o negócio e para os stakeholders da Media Capital.

ver menos

(Gráfico Interativo – Clique na legenda)

Grupo Media Capital
  • 2 Desempenho financeiro
  • 5 Transparência e ética de negócio
  • 1 Regulação e compliance
  • 7 Internacionalização do Grupo
Criar Qualidade Com Ética
  • 12 Ética jornalística e responsabilidade editorial
  • 11 Qualidade dos conteúdos
  • 5 Transparência e ética de negócio
  • 1 Regulação e compliance
  • 4 Reputação e valorização da marca
  • 13 Proteção de audiências / públicos sensíveis
  • 15 Direitos de autor
  • 14 Literacia através dos media
  • 6 Contributo para a economia e cultura nacionais
Valorizar as Pessoas
  • 16 Valorização do capital humano
  • 10 Igualdade de género, diversidade e inclusão
  • 17 Envolvimento na comunidade
Proteger o Planeta
  • 9 Impactos ambientais da produção de conteúdos
  • 8 Energia e alterações climáticas
Inovar no Digital
  • 3 Inovação, digital e tecnologia
  • I. Grupo Media Capital

    II. Criar Qualidade com Ética

    III. Valorizar as Pessoas

    IV. Proteger o Planeta

    V. Inovar no Digital