Identidade jornalística

No Grupo Media Capital ter uma identidade líder é assumir a responsabilidade de tocar as pessoas. Esta responsabilidade social não tem origem na relação que criamos com os outros, mas em nós próprios, através da promoção e cumprimento dos valores pelos quais regemos a nossa atividade. Este tema é trabalhado não só através das nossas diretrizes internas, que são parte integrante dos códigos de conduta e ética, como também através dos estatutos editoriais da TVI, das Rádios e área Digital  da Media Capital, ou pelo estrito respeito do código deontológico do jornalista, que guia a criação e o tratamento de cada notícia.

ver mais


O processo de criação de uma notícia passa por um rigoroso processo de escrutínio interno, que se inicia diariamente numa reunião de discussão aberta sobre o jornalismo do Grupo. Esta reunião, que é conduzida pelo diretor adjunto da Informação e envolve todas as direções das secções temáticas noticiosas, é onde se faz o balanço crítico dos temas abordados na véspera e discute-se a melhor abordagem a seguir por todos os serviços noticiosos do Grupo ao longo do dia, nas suas várias plataformas.

Esta metodologia de trabalho possibilita um alinhamento estratégico dos temas a abordar, gerindo as prioridades de ação diária de forma integrada, garantindo uma abordagem articulada e eficiente tanto a nível da televisão, como da rádio ou das plataformas digitais.

A abrangência da exposição mediática de uma notícia é determinante para a formação da opinião pública. O “Jornal das 8” na TVI é visto diariamente por cerca de 1 Milhão de pessoas, tendo sido o noticiário mais visto em 297 dias do ano de 2018. Os serviços noticiosos do Grupo, através das suas várias plataformas, atingem uma plateia de dimensão ainda maior. Sabemos que os temas que trabalhamos não passam despercebidos na sociedade e é por isso que temos um serviço de informação universalista, abrangente e transversal, feito para todos e para o interesse de todos.

ver menos

  • I. Grupo Media Capital

    II. Criar Qualidade com Ética

    III. Valorizar as Pessoas

    IV. Proteger o Planeta

    V. Inovar no Digital