Cultura ética e comportamental

O Código Ético contém o conjunto de princípios e normas de conduta aplicáveis a todos os profissionais vinculados ao Grupo. Procura guiar a conduta ética dos colaboradores no exercício da sua atividade profissional. O acompanhamento do Código Ético é realizado pelo Comité de Cumprimento. Este Comité tem como responsabilidade:

  1. Promover o comportamento ético dos nossos colaboradores;
  2. Localizar e mitigar os riscos de conformidade e procurar o cumprimento de legislação sectorial;
  3. Conduzir o acompanhamento do Código Ético e fomentar a sua difusão e formação.

O código ético está publicado no site do Grupo.

ver mais

Neste documento, juntamente com o Código de conduta interno do Grupo Media Capital, constam o conjunto de princípios éticos que definem os nossos modelos de comportamento. Destacando-se o compromisso para com os seguintes princípios:

  • Direitos humanos e liberdades públicas: É manifestado pelo contributo para a construção da democracia e da liberdade de expressão e colaboração com o desenvolvimento das comunidades que integramos. Em particular, na rejeição de trabalho infantil e do trabalho forçado ou obrigatório nas nossas atividades e dos nossos fornecedores.
  • Igualdade de oportunidade e não discriminação: A formação dos seus colaboradores baseia-se num ambiente com igualdade de oportunidades e ausente de atos discriminatórios, onde a promoção é dada pelo mérito, capacidade e desempenho das suas atividades profissionais.
  • Proteção do meio ambiente: A gestão das atividades do Grupo é feita com vista à mitigação dos seus impactos no ambiente, em particular na gestão dos consumos de recursos naturais e energia. Em paralelo, o código de conduta ética associado aos processos de compras estabelece que a Direção de compras deve ser seletiva na escolha de produtos ou serviços, de acordo com os impactos socio-ambientais esperados.
  • Princípios deontológicos: Promovidos através do cumprimento dos princípios e regras deontológicas estabelecidos nos diferentes códigos, manuais e procedimentos aplicáveis às atividades do Grupo. Este tema é particularmente relevante para a nossa atividade jornalística.

Durante o ano de 2018 o Comité de cumprimento do GMC verificou o cumprimento do Código de Ética não tendo detetado qualquer situação relevante ou incidência. Foi implementado o Programa Anticorrupção do Grupo Prisa e foi implementada uma nova Política de Utilização de Sistemas de Informação da Media Capital (maio de 2018). Esta Política tem como finalidade assegurar o uso apropriado dos sistemas de informação da Media Capital por parte dos seus colaboradores, internos ou externos, para que o mesmo coloque o menor risco possível para o seu negócio, os seus dados, a sua informação e os seus sistemas.

ver menos

Cap-1-assets-19
Cap-1-assets-20
  • I. Grupo Media Capital

    II. Criar Qualidade com Ética

    III. Valorizar as Pessoas

    IV. Proteger o Planeta

    V. Inovar no Digital